quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O aparecimento dos treinadores

Os treinadores são personagens principais no jogo de basquetebol. No entanto eles só assumiram uma certa importância  ou mesmo só apareceram, em cada país onde se jogava basquetebol, alguns anos depois do surgimento do jogo.
E se nos Estados Unidos, logo nas primeiras décadas do século XX, se dá conta de grandes treinadores de referência, noutros países, só décadas mais tarde isso aconteceu. Foi o caso da França, só em meados da década de 40 e Portugal, nos fins da década de 50, década de 60. Geralmente, como foi o caso de Portugal, um dos jogadores, muitas vezes o capitão, assumia essa tarefa.
No caso da França, um dos aspectos que veio a fazer com que o treinador assumisse um papel mais activo na condução do jogo, foi a permissão dada nas regras para se parar o jogo nos descontos de tempo.
P.S. Diga-se, em abono da verdade, que há também uma décalage no surgimento do próprio basquetebol em cada país, e que isso condiciona em grande parte o desenvolvimento ulterior. Em Portugal foi introduzido em 1913. Em Espanha, em 1921. em França, o primeiro jogo foi realizado em 1893, e foi trazido por um aluno francês de Springfield, Rideout.

Sem comentários:

Enviar um comentário