sábado, 17 de dezembro de 2011

Memórias orais

Esta mensagem,com pequenas diferenças, sai neste e no blog gémeo deste, já que apresenta as duas vertentes em que eles se baseiam. A história do jogo e o seu ensino e aprendizagem.
Uma vantagem de saber outras línguas é a possibilidade de aceder a novos conhecimentos falados ou escritos nessas línguas.
Como na minha época de estudante o francês estava na moda, eu estudei-o durante sete anos. Ficaram alguns rudimentos que, mais tarde, trabalhados com muita leitura, me permitiram aceder ao mundo da Educação Física e do desporto de língua francesa.
Vem isto a propósito de uma entrevista que vi, no âmbito das memórias orais que o instituto do desporto francês, o INSEP, disponibiliza na internet. Nessa entrevista, uma ex-treinadora de patinagem artística, na altura com 95 anos, contava algumas das suas experiências e dava algumas das suas opiniões sobre o treino desportivo. Mesmo muito interessante.
Para já deixo-vos aqui com o link. Noutra altura falarei um pouco da entrevista, principalmente para quem não fala a língua francesa. Nesse link podem aceder a mais memórias de outros treinadores famosos.

Sem comentários:

Enviar um comentário