terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Os primeiros campeonatos mundiais.

Os primeiros campeonatos mundiais, masculinos e femininos, realizaram-se em países da América do Sul. A razão fundamental para isso acontecer teve a ver com o facto destes países terem estado a salvo dos problemas da grande guerra mundial.
O primeiro campeão mundial masculino foi a Argentina que tem, como se sabe, um passado e um presente muito interessantes na modalidade. No entanto os primeiros campeões mundiais, no campeonato de 1950, foram envolvidos involuntariamente numa confusão política - estava em causa o apoio dado por Péron, presidente da Argentina - e foram prejudicados na sua carreira posterior. Tal demonstra a complexidade das relações entre desporto e política, em que por vezes até o ganhar é prejudicial aos vencedores.
Relativamente aos mundiais femininos só começaram em 1953, no Chile, tendo sido esse primeiro mundial  ganho  pelos EUA, seguidos pelo Chile, França e Brasil, respectivamente nos 2.º, 3.º e 4.º lugares.
Se quiseres conhecer mais pormenores sobre os mundiais realizados até hoje vai aqui, para os masculinos e aqui para os femininos.

Sem comentários:

Enviar um comentário