sábado, 5 de novembro de 2011

Um bom momento do basquetebol...

O curso de formadores referido na mensagem anterior inseriu-se num processo formativo ao nível de treinadores com qualidade e níveis de participação enorme dos treinadores da altura, em vários locais do país. Infelizmente foi boicotado pelo poder político da altura, que tudo fez para que um dos grandes responsáveis desta dinamização, o professor José Esteves, fosse saneado da Federação Portuguesa de Basquetebol, contrariando a própria vontade dos dirigentes da altura que, evidentemente, queriam o bem da modalidade. O problema de José Esteves foi ser democrata, num tempo em que tal posição era pecado. Quem quiser saber mais pormenores sobre este momento do basquetebol português pode ler mais no livro de Albano Fernandes já mencionado numa mensagem anterior. 
Enfim, um bom momento do basquetebol que catalizou vontades e acções e que foi castrado pelos piores motivos.
(Esta história foi-me contada em primeira mão pelo professor Francisco Costa, participante desse movimento de formação de treinadores nos anos sessenta).

3 comentários:

  1. Dar a conhecer às novas gerações a figura do Prof. José Esteves é um imperativo moral de todos os que o conhecem ou conhecem o seu contributo ao basquetebol e mais importante que isso à sociedade aos mais diversos níveis.

    ResponderEliminar
  2. Esquci-me de assinar o comentário anterior

    San Payo

    ResponderEliminar
  3. Caro San Payo, plenamente de acordo. Aliás, temos alguns nomes do nosso desporto e de outros desportos colectivos em relação aos quais esse imperativo moral existe. é o caso do professor Mário Lemos, que tão bem conhece e muitos outros. Do pouco que posso fazer, não deixo no entanto em momento algum, nos sítios em que posso, de invocar os actos e ideias desses grandes Homens.

    ResponderEliminar