terça-feira, 29 de novembro de 2011

Larry Bird

Larry Bird foi a "outra" estrela da NBA, por parte dos Celtics, que protagonizou o duelo mencionado na anterior mensagem.
Embora senhor de uma altura considerável, era um jogador relativamente pouco rápido. A sua maestria foi conseguida na base de um trabalho imenso, dentro dos treinos da sua equipa mas sobretudo fora deles, no seu "trabalho de casa". Nas milhentas repetições dos lançamentos, no cuidado com os pormenores esteve muito do seu sucesso. Além disso foi um jogador extremamente inteligente, que surpreendia os adversários com coisas diferentes, tais como passes para as suas costas. E claro, quando chegava a hora da verdade e era preciso assumir o último lançamento fazia-o com toda a confiança. Tinha-se preparado para isso.
O video da youtube que coloco em baixo, mostra dez das principais jogadas em que ele esteve envolvido. Analisar cada uma delas é uma verdadeira lição. Apenas refiro a última: Larry, ao lançar, terá verificado que o seu lançamento não iria entrar pois saiu-lhe torto para o lado direito, foi ao ressalto a esse lado e, apanhando o ressalto no ar, lançou ainda no ar, convertendo. Uma auto-consciência assombrosa, só possível em alguém que estava imerso no jogo como peixe na água.


Sem comentários:

Enviar um comentário