segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A invenção do alvo do jogo

Nesta mensagem vou contar-lhe como Naismith chegou a inventar o alvo do jogo que é o cesto de basquetebol.
Preocupado em arranjar um objectivo do jogo que privilegiasse mais a agilidade e precisão do que a força, Naismith conta que aquilo que o levou a essa descoberta foi a reminiscência de um jogo praticado na sua infância: "Duck on the rock". Consistia esse jogo em acertar com uma pedra noutra pedra colocada em cima de um rochedo sem que o guardião dessa pedra conseguisse apanhar o atirador no regresso. A solução dos bons jogadores do Duck on the Rock, explica Naismith, era atirar a sua pedra ao ar, com bastante arco, de modo que ao cair a pedra derrubasse o pato fazendo este cair para o outro lado da rocha, mas conseguindo que a sua pedra fosse devolvida para o lado do lançador. Assim, quando o guardião do pato ia buscar e o colocava na rocha, já não tinha tempo para apanhar o lançador. Era um jogo de habilidade e precisão, pois caso a pedra lançada fosse para o outro lado, o lançador seria quase inevitavelmente apanhado.
Foi com a lembrança desse jogo que Naismith disse ter resolvido um dos problemas principais do jogo, o do seu objectivo.
Assim, pensou num alvo horizontal e pediu ao superintendente das instalações lá da escola de Springfield , senhor Pop Stebbins, dois caixotes, ao que este lhe retorquiu que caixotes não tinha mas que havia dois cestos de pêssegos que talvez fizessem o mesmo efeito.
Ainda havia um problema para resolver: caso Naismith colocasse os cestos ao nível do chão, se os 9 jogadores da equipa defensora os rodeassem, inviabiliavam a finalização. A solução foi colocá-los bem acima das cabeças dos jogadores, pregando-os ao nível das galerias a uma altura de cerca de 3,05 metros. Note-se que esta altura ainda se mantém para o nível etário dos iniciados aos seniores.

Sem comentários:

Enviar um comentário