quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Paul Arizin e a invenção do "Jump shot"

Paul Arizin foi um dos melhores jogadores norte americanos de todos os tempos. Jogou nos anos 50 e inícios dos 60 e ficou famoso pelo seu lançamento em suspensão, cuja invenção lhe foi atribuída, mas erradamente. Tal como ele confessa no filme abaixo apresentado vários jogadores antes dele o usavam e há bastante tempo.
Relativamente à invenção das formas do lançamento, o que pensamos acontecer na realidade e na maior parte dos casos, é um processo colectivo em que vários jogadores vão colocando pedrinha sobre pedrinha até que se chega à estabilização de uma técnica. Foi também o que aconteceu com o lançamento em suspensão. Um livro interessante onde surge essa tese que eu subscrevo é:
Christgau, John. The Origins of the Jump Shot: Eight Men Who Shook the World of Basketball. Lincoln: University of Nebraska Press, 1999.
            No video que vos trago ele descreve ainda a sua vida de basquetebolista, desde a sua formação inicial - ele que não jogou ao nível do Liceu, mas praticou intensivamente nos play-grounds - até à sua retirada. É uma história de vida interessante a conhecer, pontuada de muitas imagens interessantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário