quarta-feira, 2 de novembro de 2011

George Mikan: um gigante muito especial.

George Mikan terá sido o primeiro grande gigante do basquetebol a fazer a diferença. Por causa dele, a área restritiva, que na altura já existia mas era em formato de raquete com o cabo longo e relativamente estreito, teve de ser alargada, tal era o seu poder ofensivo. No segundo filme que vos trago neste post, diz-se a dado passo que foi por causa dele, também, que se criou a regra dos 24 segundos para ter de lançar ao cesto. É que num jogo contra ele, uma equipa adversária congelou a bola por larguíssimo período de tempo com o argumento de que assim, Mikan não poderia tocar na bola... não sendo capaz desse modo de fazer os estragos que lhe eram habituais.
No segundo video, quase logo no início vejo Mikan a realizar um lançamento à Dirk Novitzki, em suspensão e queda para trás (levantando um joelho). Tenho de reformular a minha terminologia: o Dirk, afinal, é que lança à Mikan. E esta hein...
O primeiro video que trago, mais curto, tráz o essencial. É para os mais jovens. Nele pode ver-se a parte essencial do repertório de Mikan, especialmente os "ganchos do céu" e tapinhas, mas não só. Nas legendas finais diz-se que ele foi o inventor dos "tapões". Se alguém me confirmar a veracidade dessa informação agradeço.
O segundo vídeo, bem maior, é para os apreciadores de basquetebol. Apresenta uma miríade de pormenores sobre essa estrela maior do basquetebol, com comentários de personalidades que são também grandes nomes do jogo.





2 comentários:

  1. Curiosidades:
    O Geoge Mikan, um dos transformadores do jogo, jogou nos Minniapolis Lakers, equipa que mais tarde se mudou para Los Angeles onde deu origem aos actuais Los Angeles Lakers. Los Angeles não tem lagos por isso teria de haver uma exlicação para o nome Lakers. É que Minniapolis é a "Cidade dos Lagos" ;)

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela curiosidade, Zé. Sempre que puderes enriquecer as mensagens que eu tento colocar aqui diariamente, agradeço. E se quiseres dar alguma ideia para mensagens que se enquadrem neste blog, é só dizeres, que será colocada.

    ResponderEliminar