sábado, 15 de outubro de 2011

Uma releitura diferente da origem do basquetebol

Na história-ciência há, na maior parte dos casos, várias versões do que se terá passado. Também no que se refere à história do basquetebol existem algumas teorias diferentes acerca da forma como ele terá surgido. Penso que nós não devemos descartar nenhuma destas versões. Devemos pelo contrário conhecê-las e tentar ver o que nelas há de verosimilhante e/ou credível, passando-as pelo crivo da análise.
Um texto interessante a que tive recentemente acesso, refere que o basquetebol surgiu da releitura do jogo de nome Tlachtli, praticado pela civilização Asteca até ao século XVI. O seu autor faz uma descrição desse jogo e das suas variantes de uma forma que me parece bastante interessante e que é de ter em conta.
Na parte em que ele faz uma síntese das conclusões a que chega, diz o seguinte:
"A primeira coisa que se pensa quando se lê o título desse item é que simplesmente não há nenhuma repercussão atual desse esporte morto há tanto tempo. Bem, isso é, de fato, uma inverdade. É certo que o Tlachtli como esporte não é mais praticado desde o século XVI, mas como show ele vem sendo praticado no parque de Xcaret, na Riviera Maia, próximo a Cancun.
É certo que um show não é um esporte, pode ser uma atividade física, mas não um esporte competitivo, mas vejamos: há uma teoria na Antropologia que diz que nada é inventado paralelamente em dois lugares, mas sim que quando duas coisas são muito semelhantes em lugares diferentes, houve uma espécie de difusão. Por essa teoria, o arco e flecha, por exemplo, que era utilizado na América, teria sido introduzido, possivelmente, por viajantes de outros continentes, ou, pelo menos, seria produto de uma memória transmitida oralmente pelos primeiros habitantes da América, vindos da Ásia através do Estreito de Bering.
Partindo dessa mesma teoria, muitos pesquisadores afirmam que o Basquete – “criado” pelo professor de Educação Física canadense James Naismith, em Springfield, Massachusetts, EUA, em 1891 – não seria um jogo novo, mas sim, uma releitura de uma tradição antiga da América pré-colombiana. Tal suposição não é impossível, visto que os EUA nutrem um verdadeiro sentido de posse sobre a cultura Asteca, visto que ela formou um Império poderoso legitimamente americano e que a etnia que o governava era, segundo pesquisas, oriunda de uma ilha lacustre situada no atual território dos EUA (Aztlán, aliás, Astecas significa: Habitantes de Aztlán), sendo assim, os Astecas não seriam nada mais do que os antepassados dos Norte-americanos, coisa que justificaria o destino manifesto que eles tanto pregam. O Basquete, por esse viés, seria então uma reformulação das regras de um jogo inteiramente americano."
O resto do texto, cujo nome é "Tlachtli: esporte ou ritual de sangue" e que explica em pormenor o jogo do Tlachtli vale a pena ler. Se és daqueles que gosta de aprofundar esta temáticas vai lá que verás que não te arrependes.

2 comentários:

  1. Eu também. Espero que gostes também de passar por aqui, onde se fala de basquete e no outro blog, que também mantenho em:
    http://aprenderbasquetebol.blogspot.com/
    um Abraço

    ResponderEliminar