domingo, 23 de outubro de 2011

Quando há memória os prémios têm nome.

Três dos prémios que a ABP (Associação de Basquetebol do Porto) dá, têm o nome de três grandes Homens que conheci e conheço.
O prémio de Treinador do Ano tem o nome do Professor Francisco Costa. O de Treinador de Formação do Ano, o do Professor Armelino Bentes e o Prémio de Dedicação o de Célio Alves.
Célio Alves que me deu o prazer e a honra de ser seu amigo já faleceu. Conheci a faceta dele ligada ao Minibásquete. Um dia destes falarei mais detalhadamente dele.
O professor Armelino, a quem ouvi algumas vezes há mais de vinte anos, lembro-me que tinha uma sabedoria muito própria que conseguia transmitir em palavras de uma forma extremamente cativante. Quando faleceu eu estava a tentar marcar uma entrevista com ele.
O professor Francisco Costa, já retirado das lides de professor e treinador mas em muito boa forma física e mental, dá-me o privilégio de com ele aprender e conversar várias vezes. É uma personalidade ímpar como pessoa, professor e treinador. Conheci-o, sem ele ter sido meu professor, do ISEF dos anos 80. Há um ano ajudou-me na realização de um trabalho teórico e desde aí mantemos o contacto. 
Há um outro prémio, o de Oficial de Mesa do Ano, que tem o nome de Benjamim do Sul, senhor que conheço há muitos anos e de quem tenho a melhor impressão mas com quem não tive o prazer de falar mais do que conversas de circunstância.
Ter o privilégio de conhecê-los são medalhas valiosas que transporto comigo.

Sem comentários:

Enviar um comentário