domingo, 9 de outubro de 2011

História do drible: alguns apontamentos ilustrados.

No início do jogo o drible nem existia. O jogo com bola consistia basicamente de passes e lançamentos. Foram os jogadores que com a sua criatividade começaram por elaborar os germes desta técnica ao largarem ou rolarem a bola e ao agarrarem-na mais à frente, dando a volta à proibição de correr com bola. Durante longo tempo, o drible não foi bem aceite ou foi mesmo limitado, com as regras a não deixarem, por exemplo, que um jogador finalizasse a sua acção em lançamento após ter driblado.
O que hoje quero trazer aqui é a relatividade da capacidade de driblar (e de qualquer técnica): quando Bob Cousy, nos anos 1960's usava a mudança de mão no drible por detrás das costas, chegaram a dizer que só uma pessoa como ele, com braços tão longos, é que o poderia realizar. Contudo, como sabemos, hoje em dia as crianças e jovens ao fim de dois/três anos de prática já dominam a maior parte das variantes do drible, incluindo as mais complexas.
Vejam então num video a capacidade de Bob Cousy que além de exímio driblador era um passador de excelência como se pedia a um "base".


Sem comentários:

Enviar um comentário