domingo, 17 de junho de 2012

Fazer uma vaquinha

Desporto, mundo de cultura... a origem de algumas expressões no desporto.

Bicho
O prêmio que se dá aos jogadores por vitória é uma invenção vascaína de 1923. Naqueles tempos pré-salários milionários, a torcida cruz-maltina dava dinheiro aos atletas se o resultado fosse bom. Os torcedores tinham uma senha inspirada no jogo-do-bicho para determinar que valor dariam. Um empate bom valia um cachorro – número 5 no bicho e, portanto, equivalente a 5 000 réis. Um coelho, número 10, significava 10 000. E assim ia até a vaca, número 25, prêmio para grandes vitórias. Daí veio também a expressão “fazer uma vaquinha”.

Pó-de-arroz
Nos anos 20, os negros eram proibidos de jogar em vários grandes clubes. Numa partida contra o América, um mulato chamado Carlos Alberto, do Fluminense, entrou em campo com o rosto cheio de pó-de-arroz, para se passar por branco. Os rivais descobriram a farsa e passaram a chamar a torcida tricolor de pó-de-arroz. Por tabela, o apelido foi exportado para São Paulo, para homenagear os também tricolores são-paulinos.

Lanterninha
Equipe que termina em último num torneio. O mesmo termo dá nome à luz de popa de uma embarcação, ou seja, a luz que fica atrás do barco.

Sem comentários:

Enviar um comentário