domingo, 1 de abril de 2012

Jogos inspirados no basquetebol

Já referimos aqui neste blog que o voleibol foi um jogo com inspiração do basquetebol, pois foi criado por um aluno de Naismith - William Morgan - em 1895, na mesma instituição, o YMCA. Destinava-se, tal como o basquetebol a ir ao encontro de pessoas com necessidades específicas, no caso, homens de negócios, já com mais idade, para quem o basquetebol era considerado dinâmico e exigente demais do ponto de vista físico.
Mas o basquetebol deu origem a dois desportos derivados que ainda hoje se jogam. Por um lado o Netball, desporto essencialmente feminino, jogado em Inglaterra e nos países da comunidade anglófona. Já nos países baixos, foi criado um jogo, o Corfebol, também inspirado no basquetebol e que é um dos poucos desportos em que os dois sexos praticam conjuntamente.
Sei que nós, do mundo do basquetebol, quando observamos estes dois desportos ficamos algo desconcertados, tal é o nosso arreigamento à especificidade do basquetebol. Esses desportos talvez nos pareçam algo de "incompleto" e de "arcaico". Mas enfim, são desportos reais com praticantes e públicos afectos que todos temos de respeitar e que, sem dúvida, existem pela influência e ascendência que o nosso basquetebol neles despoletou.

Sem comentários:

Enviar um comentário