sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

"Afundanços" no feminino

Que eu saiba, foi preciso entrar no século XXI, para que no ano 2002, salvo erro, um mulher conseguisse "afundar" num jogo de basquetebol.
Peço a qualquer leitor deste meu blog que me dê, em comentário, mais informações sobre esse marco do basquetebol feminino. Antecipadamente agradeço.
Adenda (4-2-12): Além dos comentários com contributos do Zé Manel e a referência que também fiz ao site da WNBA, encontrei um artigo no Planetabasket sobre este tema, falando da Lisa Leslie. Ler aqui.

3 comentários:

  1. Tenho quase a certeza que a Lisa Leslie e depois a Candace Parker não foram as primeiras a afundar em jogo embora fossem as mais mediáticas.

    Contou-me uma ocasião o Agostinho Pinto (treinador do CPN e do Maia Basquete) em meados dos anos 90 que o União Micaelense tinha tido uma americana que afundava, pelo menos durante o aquecimento.

    Suponho que esta ação no feminino será mais rara sim em situação de 'jogo jogado'

    ResponderEliminar
  2. Também temos a mais famosa 'dunker' da atualidade, jogadora da universidade de Baylor, Brittney Griner, embora sobre essa recaiam fortes dúvidas sobre se será mesmo uma mulher...

    ResponderEliminar
  3. No site da WNBA existem informações mas que só recaem nesse campeonato. http://www.wnba.com/history/keyplays.html
    O sucesso nessa acção foi com certeza um marco simbólico no basquetebol feminino. Lembro-me de uma colega do ISEF que nos anos oitenta, em conversa comigo me dizia como para ela, esse "insucesso" da altura,marcava uma diferença em relação ao basquete masculino que gostaria de ver anulada.

    ResponderEliminar