terça-feira, 27 de setembro de 2011

O primeiro jogo

Ginásio em Springfield onde se realizou o 1.º jogo.
Já não existe.
Depois de algum tempo passado num processo criativo que iremos referir num próximo post, Naismith escreveu as treze primeiras regras de jogo a partir dos cinco princípios que considerava basilares para fundar um novo jogo. Pediu a uma secretária da YMCA que batesse à máquina essas treze regras, as quais afixou no ginásio para poderem ser lidas pelos seus dezoito alunos. Na noite anterior, quando adormeceu tendo já escrito mentalmente essas regras, teria já o pressentimento que este novo jogo iria, realmente, resultar.
E de facto resultou. Depois de dividida a turma de dezoito alunos em duas equipas de nove jogadores e lidas as regras de jogo, os alunos de Naismith empenharam-se no novo jogo e gostaram dele, desde o primeiro lançamento de bola ao ar, apesar de só terem conseguido marcar um único cesto o qual foi lançado a uma distância que hoje se consideraria de três pontos.
Conta-se que no fim do jogo, o aluno Frank Mahan teria proposto a Naismith que o novo jogo se deveria passar a chamar Naismith ball, ao que o professor rindo lhe terá retorquido que com um nome assim o jogo ficaria assassinado à nascença. Em alternativa Mahan propôs o nome de Basket-ball, resumindo num "bola ao cesto" a essência mais sintética do jogo. Naismith aceitou e assim ficou baptizado o novo jogo.
P.S. No que respeita à história, por vezes há várias versões da realidade do passado que tornam difícil saber qual foi a que realmente existiu. E quando a tudo isto se junta um pouco de lenda, então...

Sem comentários:

Enviar um comentário