Há que ser verdadeiro e mencionar que a origem e muitos dos impulsos iniciais ao desenvolvimento do basquetebol nos USA e em outros países, como a França e a Espanha, deveram bastante à contribuição de instituições ou personalidades religiosas. Sejam pastores protestantes nos Estados Unidos da América, sejam católicos em Espanha ou em França.
A pretexto dos 120 anos da invenção do basquetebol por James Naismith, vamos dedicar este blog a este jogo, que sem deixar de o ser se tornou um desporto global e espectacular. Utilizaremos uma perspectiva histórica que contextualize socialmente este desporto. Esperemos que este blog se torne um interessante local de visita para todos os apaixonados do basquetebol. Aceitamos sugestões e ideias para melhorar. Não deixem de comentar.
quinta-feira, 31 de maio de 2012
sábado, 26 de maio de 2012
James Naismith
"Criei o basquetebol com a noção cristã do amor ao próximo, para que os
jovens pudessem lá colocar todas as suas forças e todo o seu coração, pre-
servando constantemente o controlo das suas reações, sem os excessos que
deles fariam um instrumento do Diabo."
jovens pudessem lá colocar todas as suas forças e todo o seu coração, pre-
servando constantemente o controlo das suas reações, sem os excessos que
deles fariam um instrumento do Diabo."
quinta-feira, 24 de maio de 2012
Modelo(s) de jogo: necessidade ou ornamento?
"Os treinadores portugueses, pelo menos os reconhecidamente mais competentes, desde há muito tempo têm demonstrado capacidade de reflexão e acção no campo estrito das 4 linhas.
Mário Gomes, em intervenção recente, no fim de 2011, afirmou, no entanto, uma certa incapacidade ou alheamento dos treinadores relativamente ao que para além das 4 linhas tanto tem marcado o nosso basquetebol. Há quem chame a esse âmbito, política em sentido nobre. Na minha modesta opinião e na esteira de muitos dos nossos melhores treinadores nacionais, tanto de basquetebol como de outras modalidades, a política desportiva define, para o bem e para o mal, o desenvolvimento das modalidades e para além disso, é um fator de desenvolvimento cultural, social e educativo importantíssimo.
Se falei num artigo anterior de políticas de desenvolvimento desportivo, hoje o assunto que trago aqui é mais delimitado: trata-se da questão do “modelo(s) de jogo”...
sábado, 19 de maio de 2012
Os 100 anos vêm aí!
Falta apenas um ano para que o basquetebol português perfaça 100 anos.
É fundamental comemorar condignamente esta data e para isso, penso que a Federação e as Associações deveriam já estar a trabalhar nesse sentido.
sábado, 12 de maio de 2012
Convite
Neste blog, desde o início do ano lectivo já publiquei 168 mensagens. Até à proxima quinta vou estar em pousio. Por isso convido-o o leitor a percorrer as mensagens anteriormente publicadas e a fazer um comentário aqui nesta última mensagem.
Fico então à espera dos seus comentários.
?
quinta-feira, 10 de maio de 2012
Desenvolvimento desportivo
Hoje, no artigo que escrevi para o Planetabasket, abordo as questões importantes do desenvolvimento desportivo e da sua planificação. Uso como exemplo o Plano de desenvolvimento do basquetebol elaborado em 1974 e de que existe o respectivo documento em livro. Continue a ler...
sexta-feira, 4 de maio de 2012
Portugal e Espanha: comparação no basquetebol
Esta quinta publiquei no Planetabasket umas pequenas notas comparativas entre o basquetebol português e o espanhol. Vá lá ler e depois diga-me o que pensa.
Subscrever:
Mensagens (Atom)