segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

O basquetebol e os outros jogos colectivos

O meu próximo escrito para o Planetabasket vai debruçar-se sobre as relações que houve, desde 1891 até agora, entre o basquetebol e outros jogos desportivos colectivos. Já escrevi o artigo quase todo, mas como é óbvio, só vai apresentar algumas das multiplas interacções existentes.
Faço daqui um desafio aos meus leitores: apontem-me relações que conheçam nesta área. Fico-vos muito grato pela participação.

2 comentários:

  1. Henrique, assim de repente, lembro-me de algumas influ~encias que o basquetebol teve noutros desportos, mais ou menos recentemente.
    Por exemplo, no hoquei em patins são hoje em dia permitidos descontos de tempo e foi criada uma linha (um pouco atrás do meio-campo) que depois de a bola a ultrapassar na transição defesa ataque já não é permitido que volte para trás dela (back-court).
    No Andebol, a criação dos descontos de tempo e o chamado "anti-jogo" que é uma influência do tempo para atacar existente no basquetebol. De certeza que já falaste nestas mas foram as que me lembrei.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Zé, muito obrigado pelo teu contributo. São aspectos muito pertinentes os que apontaste e que tem a ver com a tal relação. Fazem-me lembrar a influência visível que o futsal recolheu do basquetebol também muito recentemente.
    Por outro lado e por comparação, talvez se possa dizer com propriedade que o basquetebol é o menos conservador dos desportos colectivos, pela forma regular como promoveu e promove a alteração às suas regras. Outros desportos, salientando-se aqui o futebol, são extremamente conservadores, não inovando, mesmo quando tudo parece pedir essas inovações para que o jogo melhore. Enfim, idiossincrasias de cada desporto e dos seus "dirigentes".

    ResponderEliminar